O Instituto Tecnológico de Plásticos AIMPLAS apresenta na feira Hispack um recipiente biodegradável que prolonga a vida útil das embalagens de alimentos frescos Fruto do projeto Pla4Food .A IMPLAS coordena o projeto europeu PLA4FOOD cujo objetivo principal é o desenvolvimento de uma embalagem biodegradável, feita de um termoplástico produzido a partir de fontes renováveis (ácido poliláctico - PLA) funcionalizada com aditivos naturais que conferem uma ação antibacteriana, antioxidante e antifúngico,com a missão de aumentar a vida útil de produtos evasados.
A principal aplicação deste novo material é a embalagem de produtos frescos, particularmente frutas e vegetais lavados e preparados,sem a incorporação de aditivos ou conservantes .
Estes aditivos são usualmente adicionados para alcançar um tempo de prateleira mínimo de cerca de sete dias.
As atividades do projeto se concentram em diferentes áreas de trabalho. O primeiro é o estudo de diferentes vias de encapsulação para proteger os aditivos ativos nas condições de processamento e controle permitindo à sua taxa de migração. Em seguida, minimizar as limitações atuais do PLA em termos de flexibilidade, propriedades de barreira e processabilidade. A última etapa consiste na obtenção de estruturas de multicamadas a partir de diferentes formulações de PLA por várias técnicas de co-extrusão (soprado, plana folha e termoformação),de modo a obter a melhor relação de custo / eficácia e desenvolvimento ótimo do recipiente através do controle da espessura e da cristalinidade de cada uma das camadas.
Fonte: http://www.aimplas.es/