Os biopolimeros são materiais poliméricos classificados estruturalmente como polissacarídeos, poliésteres ou poliamidas.A matéria-prima pincipal para a sua manufatura é uma fonte de carbono renovável, geralmente um carboidrato derivado de plantios comerciais de larga escala como cana-de-açucar, milho, batata, trigo e beteraba; ou óleo vegetal extraído de soja, girassol, palma ou outra planta óleaginosa.
Dentre os polimeros de maior importância existem os seguintes:polilactato(PLA), polihidroxialcanoato (PHA), polimeros de amido(PA) e xantana (Xan).
PLA é um poliéster produzido por sintese química à partir de àcido láctico obtido por fermentação bacteriana de glicose extraido do milho, com uso potencial na confecção de embalagens, itens de descarte rápido e fibras para vestimentas e forrações.
PHA constitui uma ampla familia de poliésteres produzidos por bactérias através de biossíntese direta de carbohidratos de cana-de-açucar ou de milho, ou de óleos vegetais extraidos principalmente de soja e palma.Dependendo da composição monomérica,pode ser utilizado na produção de embalagens, itens de descarte rápido e filmes flexiveis.
PA são polissacarídeos , modificados quimicamente ou não, produzidos a partir de amido extraido de milho, batata, trigo ou mandioca.Pode ser utilizado na produção de embalagens e itens de descarte rápido e, em blendas com polimeros sintéticos, na confecção de filmes flexiveis.
Xantana é um exopolissacarideos produzidos por microrganismo a partir de carboidratos extraidos de milho ou cana-de-açucar, com ampla utlização na área de alimentos e uso potencial na de cosmético.
Fonte:Biopolímeros e intermediários Químicos
José Geraldo da Cruz Pradella
1 comentários:
ótima postagem!
Postar um comentário