Uma das propriedades originais do PHAs microbiano é sua biodegradabilidade em vários ambientes. Há vários estudos dirigidos para a determinação dos fatores ambientais que influenciam a biodegradabilidade de PHA (temperatura, nível da umidade, pH e fonte nutriente) e aqueles relativos ao PHA (composição, cristalinidade, aditivos e a área de superfície). Em um desses estudos, as tendências da degradação de películas comercialmente importantes de PHA em um ambiente tropical dos manguezais foram analisadas.
A biodegradabilidade do P (3HB) e de seus copolímeros; P (3HB-co-5 mol% 3HV) e P (3HB-co-5 mol% 3HHx) foram investigados junto com as películas de P (3HB) que contêm 38 WT % de dióxido titanium (TiO2) [P (3HB) - 38 WT % TiO2)]. A degradação destas formulações foi monitorada por oito semanas em três zonas diferentes em um compartimento intermediário dos manguezais. A degradação do PHA foi observada na superfície e no sedimento dos manguezais. Os copolímeros de PHA desintegraram-se na taxa similar ou mais elevada do que o homopolimero, P (3HB). Entretanto, a incorporação de TiO2 em películas de P (3HB) fêz com que a taxa da degradação de película composta de P (3HB-38 WT % TiO2) fosse distante mais lenta do que todas as películas restantes de PHA. A taxa total de degradação de todas as películas de PHA colocada na superfície do sedimento era mais lenta do que aquelas enterradas no sedimento.
Film P(3HB)
Filme P(3HB-co-3HV)
Filme P(3HB-co-3HV)
Biodegradação da película de P (3HB), de P (3HB-co-3HV) e de P (3HB-co-3HHx) no ambiente tropical dos manguezais por seis, quatro e três semanas respectivamente
Além do estudo da biodegradação de PHA no ambiente tropical dos manguezais, a degradação intracellular de P (3HB-co-3HV), isto é a mobilização de P previamente sintetizado (3HB-co-3HV) foi estudada igualmente. Os acidovorans DS 17 de Delftia (conhecido anteriormente como acidovorans de Comamonas) foram usados para estudar a acumulação e a mobilização de P (3HB-co-3HV).
Foto antes da mobilização de P (3HB-co-3HV) em acidovorans de Delftia
Foto após a mobilização de P (3HB-co-3HV) em acidovorans de Delftia
0 comentários:
Postar um comentário