O Plasticity, evento paralelo à Rio+20, reuniu cerca de 100 pessoas ontem no Complexo Victoria, no Jockey Club. No evento foram abordados vários tópicos sobre a poluição do plástico como um grande causador de impactos ambientais em todo o mundo. Para o fundador da Ocean Recovery Alliance, organizadora do evento, Doug Woodring, o Fórum, que contou com a participação de vários especialistas internacionais, permitiu uma troca de informações muito produtiva.Levantamento feito pela Ocean Recovery Alliance, mostrou que 700 espécies marinhas são afetadas pelos plásticos no oceano e que cerca de 80% do plástico encontrado nos mares vem da terra.
Como a produção mundial de plástico cresceu mais de 8% nos últimos 20 anos, a reciclagem foi um tema muito debatido durante o evento.“O Plasticity foi de grande importância, pois durante o evento foi apresentada uma grande variedade de soluções, inovações e oportunidades para o problema do plástico. Ainda há um longo caminho a ser percorrido, já que é preciso que muitas atitudes mudem, pois a sociedade é orientada a consumir desenfreadamente e, frequentemente, não se preocupa em fazer o descarte adequado de determinados produtos, como o plástico”, informa Doug Woodring.
O Fórum contou com a participação de brasileiros e estrangeiros e as discussões propostas nos painéis permitiu um acesso a detalhes sobre vários tópicos, como: redução de fontes, responsabilidade estendida do produtor, bioplásticos e o financiamento de novos investimentos.Durante o evento, a Plastic Pollution Coalition e a Plastic Disclosure Project anunciaram uma parceria para trabalhar com universidades ao redor do mundo para analisar o uso do plástico em várias regiões e o fluxo de resíduos nos campus para tentar reduzir o caminho do plástico durante o processo de descarte.
Fonte: http://www.revistafator.com.br
0 comentários:
Postar um comentário