quinta-feira, 27 de junho de 2013

Uma garrafa de refrigerante feita de bioplástico

A empresa Sorocaba Refrescos ,um membro da filial local da multinacional Coca Cola, anunciou oficialmente o lançamento da PlantBottle, uma garrafa que foi desenvolvido com base em etanol a partir da cana-de-açúcar, que já esta no mercado desde 2009 somente em algumas capitais, mas a partir de maio pode ser encontrada em 60 cidades do estado de São Paulo. A garrafa de plástico é 30% de origem vegetal, e 100% reciclável, ajudando a empresa - que atende mais de 11 mil clientes, com 2,4 bilhão de consumidores em potencial, reduzir a dependência de recursos não renováveis e reduzir em 20% as emissões de CO2, em comparação com garrafas de plástico convencionais, inteiramente baseadas em petróleo. O modelo plantbottle não mostra alteração nas propriedades químicas, cor, peso e aparência quando comparada com as de PET (polietileno etileno) convencional. 
A cana usada para produzir essas garrafas vêm de fornecedores auditados, com irrigação natural e colheita mecanizada. No centro-sul do estado, por exemplo, 82% da colheita de cana-de-açúcar é mecanizada. já está sendo vendido em nova embalagem produzida com tecnologia PlantBottle garrafas de Coca-Cola de 600 ml, água mineral Cristal de 500 ml. Juntos, os dois produtos representam uma distribuição de cerca de 270 mil garrafas por mês, no oeste de São Paulo. Acredita-se que os produtos feitos de bioplásticos estão cada vez mais em sintonia com a crescente expectativa do consumidor e a ideia de consumo responsável. "O crescente interesse em produtos vegetais, no mercado de plásticos é uma tendência. A consolidação do mercado de bioplásticos permite o uso de matérias-primas renováveis e a consequente diversificação de insumos primários, contribuindo para a economia a partir de fontes fósseis e de mitigação de gases de efeito estufa ", diz o consultor em emissões e Tecnologia, Alfred Szwarc. 
Szwarc argumenta que a expansão deste material pode representar, em alguns anos, a demanda por etanol de 1,5 bilhões de litros / ano, com potencial para gerar mais de 18 mil postos de trabalho na indústria da cana-de-açúcar. Enquanto isso, o diretor presidente da Sorocaba Refrescos, Christian Biagi, diz que o Brasil é um dos primeiros mercados a adotar a PlantBottle e que 100% das embalagens que usam esta tecnologia no mundo vêm do etanol brasileiro. 


Fonte: http://www.energias-renovables.com

0 comentários:

 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More