sexta-feira, 24 de abril de 2015

No México empresa transformar sementes de abacate em bioplásticos

Scott Munguia, proprietário da empresa Biofase, localizada no México, desenvolveu um método para a produção de bioplásticos a partir de semente de abacate. De acordo com Munguia, a semente contém um elemento polimerizar viável, que depois de seis meses de testes, permitiu o desenvolvimento das primeiras bio resinas. De acordo com Murcia "o processo de fabricação inicia-se quando a semente é tratada por um método de granulação e de extração. Subsequentemente ela misturada com outros compostos para a extrusão, isto é, um processo comum para a moldagem de materiais plásticos, e a resina é gerado”. O empresário observou que o projeto já tem patente e já começou a produzir o produto a nível industrial.


Fonte: http://www.plastico.com

terça-feira, 21 de abril de 2015

Bioplásticos feito da clara de ovo pode em breve tomar o lugar do plástico convencional


Cientistas investigando alternativas ao plástico à base de petróleo encontraram um bioplástico feito a partir de proteínas encontradas na clara do ovo que demonstra propriedades antibacterianas superiores e são totalmente biodegradáveis.
De acordo com um estudo recente na Universidade da Georgia, os bioplásticos feitos a partir de proteínas, como a albumina e soro de leite têm mostrado propriedades antibacterianas significativas, que poderiam, eventualmente, levar à sua utilização em plásticos usados ​​em aplicações médicas, para cicatrização de feridas, curativos, suturas e tubos de cateter. Os materiais bioplástico também poderiam ser utilizados em embalagem de alimentos.
Os investigadores testaram três proteínas, albumina, soro de leite e soja, como alternativas aos plásticos baseados em petróleo convencionais que apresentam riscos de contaminação. Em particular, a albumina, uma proteína encontrada na clara do ovo, demonstrou enormes propriedades antibacterianas quando misturada com um plastificante tal como o glicerol tradicional. O próximo passo da pesquisa envolve uma análise mais profunda do potencial do bioplástico à base de albumina para uso nas áreas de embalagem biomédicas e de alimentos. O estudo foi publicado no Journal of Applied Polymer Science.


Fonte: http://www.gizmodo.in/

 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More