terça-feira, 21 de abril de 2015

Bioplásticos feito da clara de ovo pode em breve tomar o lugar do plástico convencional


Cientistas investigando alternativas ao plástico à base de petróleo encontraram um bioplástico feito a partir de proteínas encontradas na clara do ovo que demonstra propriedades antibacterianas superiores e são totalmente biodegradáveis.
De acordo com um estudo recente na Universidade da Georgia, os bioplásticos feitos a partir de proteínas, como a albumina e soro de leite têm mostrado propriedades antibacterianas significativas, que poderiam, eventualmente, levar à sua utilização em plásticos usados ​​em aplicações médicas, para cicatrização de feridas, curativos, suturas e tubos de cateter. Os materiais bioplástico também poderiam ser utilizados em embalagem de alimentos.
Os investigadores testaram três proteínas, albumina, soro de leite e soja, como alternativas aos plásticos baseados em petróleo convencionais que apresentam riscos de contaminação. Em particular, a albumina, uma proteína encontrada na clara do ovo, demonstrou enormes propriedades antibacterianas quando misturada com um plastificante tal como o glicerol tradicional. O próximo passo da pesquisa envolve uma análise mais profunda do potencial do bioplástico à base de albumina para uso nas áreas de embalagem biomédicas e de alimentos. O estudo foi publicado no Journal of Applied Polymer Science.


Fonte: http://www.gizmodo.in/

1 comentários:

Encontrei seu blog e é uma honra estar a ver e ler o que escreveu, quero felicitar-vos, pois é um bom blog, sei que irá sempre fazer o melhor, dando-nos boas noticias, e bons temas.
Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo.
Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog.
PS. Se seguir, fique a saber que irei seguir também seu blog, se o conseguir encontrar.
António Batalha.
Parabéns e muitas felicidades.
http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More