sábado, 29 de novembro de 2008

Biodegradáveis / compostáveis, provenientes de fontes agrícolas renováveis

As pesquisas na busca de materiais biodegradáveis começou há muitas décadas. Diversos produtos estão no mercado há mais de uma década.Recentemente a biotecnologia demonstrou grandes avanços na obtençãoe produção de materiais plásticosbiodegradáveis / compostáveis, provenientes de fontes agrícolas renováveis.Técnicas em biotecnologia incluindo fermentação e engenharia genética, nanotecnologia, óleos vegetais,amidos modificados, celulose, combinadas com a química tradicional mais natural de síntese de polímeros, estão possibilitando a inserção no mercado de diversos novos materiais termoplásticos e compósitos como alternativas economicamente viáveis frente aos materiais provenientes de recursos fósseis não renováveis, como os materiais plásticos derivadosde petróleo, quando observado a análise ciclo de vida desses materiais e seus impactos ambientais.
Neste panorama, o “plástico biodegradável ou bioplástico” aparece como uma tecnologia emergente e uma grande alternativa para a agricultura, para a indústria e o meio ambiente que, degradado por microorganismos existentes na natureza, tem sido alvo de atenções como um material polimérico que não sobrecarrega o meio ambiente.Numa época em que ocorre o aquecimento global do planeta, a exaustão dos recursos fósseis se aproxima, ou seja, uma deterioração do ambiente terrestre, a ciência e a indústria buscam com mais ênfase uma solução alternativa à escalada de preços dos derivados de petróleo. Entre as linhas mestras da estratégia biotecnológica lançada recentemente pode-se encontrar o “plástico biodegradável” como um dos itens para a utilização eficaz da biomassa.
Muitos países estão suportados por políticas governamentais objetivando a pesquisa e o desenvolvimento desse mercado, apoiados em legislação competente que formam a base para eficiência na utilização desses materiais.No cenário mundial aparecem com destaque: a Europa (Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Áustria, Uk, Polônia e Itália) com mais de 1600 produtos comerciais certificados no mercado, o Japão e Austráliacom 1.200 certificados emitidos, USA e Canadá com mais de 600. Os principais argumentos para darmos atenção diferenciada a esses novos materiais são: - Essas tecnologias estão em franco desenvolvimento e oferecem ótimas oportunidades de crescimento, estendem-se a uma vasta área de aplicações e utilizam os mesmos equipamentos de transformação dos plásticos convencionais. Portanto é possível imaginar que todo transformador de plásticos estará capacitado no futuro próximo e poderá utilizar esses materiais para confecção de seus produtos, sem problemas no processo de transferência de tecnologia para setor.
- Esses materiais promovem a mudança cultural para a sustentabilidade das indústrias de embalagens que terão responsabilidade sobre o descarte final de seus produtos diminuindo a necessidade de utilização de recursos fósseis não renováveis, além de viabilizar o desenvolvimento realmente sustentável de novas indústrias como a de compostagem. Promovem a reciclagem dos materiais de forma natural “Reciclagem Orgânica”, já que a decomposição produz somente biomassa, CO2 e água. Portanto esses produtos devidamente certificados devem ser destinados a usinas de compostagem produzidos “húmus” adubos orgânicos (reciclagem natural), usinas de biogás, biocombustíveis e se destinados aos aterros sanitários possivelmente aumentarão a sua vida útil pela decomposição acelerada.
- Estão fortemente associados a programas de gerenciamento de resíduos, fazem parte do fluxo de resíduos orgânicos a serem tratados após o uso. O aparecimento de instalações de compostagem e coleta seletiva de lixo urbano (resíduos compostáveis), suportados pela utilização de bioplásticosserão definitivamente eco-eficientes.
- Na agricultura abre oportunidades de produção agroindustrial dentro do conceito de “Biorefinaria”. Dessa maneira, um polímero “bioplástico” de fonte natural é obtido usando-se principalmenteinsumos naturais, inclusive em alguns casos a energia. As culturas de maior interesse atualmentesão as de batata, milho, cana-de-açúcar, mandioca, soja e podemos incluir os derivados e subprodutos do Biodielsel como potencial para produção desses materiais.
- Promovem o seqüestro e a redução das emissões de CO2, a conservação das reservas de petróleo.
Potencial para desenvolvimento da agroindústria da batata e derivados:Os principais benefícios com o desenvolvimento desta cadeia produtora de batata e para a sociedade com desenvolvimento desse mercado são:
- Desenvolvimento sustentável e integração de tecnologias em diversos setores da economia como agricultura e indústria.- Competividade e agregação de valor com o desenvolvimento de novos produtos derivados da produção de batatas.- Desenvolvimento regional das bases produtivas possibilitando conquistar novas fronteiras agrícolas e a produzirem mais do que alimentos, também matérias-primas integrando-se a agroindústrias locais / regionais para produção de matérias-primas para embalagens e produtos para utilizaçãona própria agricultura.- Reconhecimento por atitudes de responsabilidade social, eliminação de desperdícios e tratamento de resíduos sólidos (batatas fora do tamanho aceito pelo mercado, danificadas e/ou com problemas que impossibilitem a venda para o consumo, poderiam ser destinadas à produção de bioplásticos como insumo industrial).- Novas oportunidades de investimento e negócios principalmente em exportação, porque embalagens de cunho ecológico, já são atualmente requisitos de entrada em muitos países para qualquer produto importado da indústria eletrônica, alimentícia, fruticultura e floricultura
O mais importante é a constatação de que novas oportunidades estão surgindo e alternativas para produção mais limpa, com menor consumo de energia, minimizando impactos ambientais, principalmente em descartáveis, em geral de plásticos convencionais, já são realidade em diversos mercados com inúmeros benefícios para a sociedade ajudando e economizar recursos fósseis não-renováveis. Cenário este, em que o Brasil ocupa posição privilegiada no futuro desse mercado pelas nossas potencialidades na produção de matérias- primas agrícolas renováveis e seus derivados. Assim, cada cadeia produtiva agrícola deverá se organizar para participar e aproveitar essas grandes oportunidades de desenvolvimento econômico.Linha de Produtos da Biomater Eco-materiais www.biomater.com.br empresa que já disponibiliza a tecnologia de produção de bioplásticos biodegradáveis/ compostáveis: Bio-Sacks: produtos em bioplásticos (sacos e sacolas de compras e promocionais) disponíveis em todos tamanhos e formatos regulares de mercado, diversas possibilidades de acabamentos, impressão, corte e solda.
Texto de João Carlos de Godoy Moreira, extraido de site:

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More