terça-feira, 20 de abril de 2010

Nova Fábrica de bioplásticos Inaugurada pelo Joint Venture Futerro


A Futerro um joint venture formado em setembro de 2007 por Galactic e a Total Petrochemicals, anuncia a inauguração de sua nova unidade de produção de bioplásticos em Escanaffles, na Bélgica na sexta-feira 16 de abril de 2010. Estabelecidos na Região da Valónia,o objetivo desta unidade é desenvolver tecnologia state-of-the-art para a produção de ácido poliláctico (PLA) a partir de fontes vegetais renováveis desenvolvidas pelos dois parceiros.
Ao colocar esta fábrica em operação, a Futerro se tornou o primeiro produtor deste tipo de bioplásticos na Europa. Limpa, inovadora e competitiva, esta nova tecnologia compreende duas etapas principais. Em primeiro lugar, a preparação e purificação do monômero, ácido lático, que é obtido através da fermentação do açúcar, principalmente a partir da beterraba. Em segundo lugar, a polimerização do monômero para a obtenção do plástico biodegradável granulado, o PLA.
"Estou especialmente satisfeito com o sucesso deste projeto, que foi um dos primeiros a ser selecionados pelo júri do pólo de competitividade", declarou Jean-Claude Marcourt, Vice-Presidente da região da Valónia e Ministro da Economia,Comércio externo de Novas Tecnologias e Ensino Superior. 'Encantado e entusiasmado porque, por um lado, isso mostra que estávamos no caminho certo para criar os pólos e para melhorar a forma como as empresas inovadoras trabalham e, por outro, porque este é um exemplo do tipo de inovação que tem de se tornar marca da região da Valónia. Um lugar que avança, que procura ... e acha.
"Esse projeto está perfeitamente alinhado com a pesquisa do Grupo Total e da política de investimento dos recursos renováveis", diz François Cornelis, Vice-Presidente do Comitê Executivo e Presidente da Total Petrochemicals. "A Futerro permitirá diversificar a um grau ainda maior no que diz respeito às matérias-primas utilizadas na produção dos nossos plásticos. Essa tecnologia poderia ser usada em projetos internacionais.”
"Esta unidade-piloto é o resultado de mais de 15 anos de desenvolvimento. O PLA terá um papel cada vez mais importante na indústria de plásticos e no médio prazo, tornar-se o principal produto de ácido láctico ", diz Frédéric Van Gansberghe, CEO da Galactic. "Além de ser de origem biológica, o PLA também pode ser totalmente reciclado no final da sua vida, o que torna o primeiro plástico bio renevável”.


Tradução e Pesquisa:Bioplastic News

0 comentários:

 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More