Cerca de 20 organizações se uniram para formar o Bioplastics Recycling Consortium (Consórcio de Reciclagem de Bioplásticos), um grupo focado em desenvolver modos de recuperar, reciclar e reutilizar bioplásticos após o consumo.Empresas como a NatureWorks vêm utilizando o bioplástico, material derivado de biomassa, em vez de petróleo, em itens como tigelas, utensílios, roupas, objetos de decoração e garrafas de água.O principal objetivo do consórcio é desenvolver um sistema para recuperar itens descartados fabricados com bioplásticos e descobrir mercados finais para eles. Seu foco serão operações no interior dos EUA, desenvolvendo valores e mercados de revenda.
A NatureWorks, um dos membros do consórcio, oferece os bioplásticos de polímero NatureWorks e a fibra Ingeo para utilização em vestuário, cartões de presente, placas, utensílios e materiais para embalagem, como as garrafas de água de outro membro do consórcio, a Primo Water Corporation.Porém, para decomposição e biodegração adequadas, os produtos fabricados com o bioplástico da NatureWorks precisam ser levados a uma instalação de compostagem industrial. Eles não serão compostados ou degradados caso sejam enviados a aterros sanitários ou deixados ao ar livre.
Um item que o consórcio deseja tratar é a rotulagem dos bioplásticos para que sejam corretamente manuseados no momento do descarte. Embora os bioplásticos recebam o símbolo de reciclagem 7, quando utilizados na forma de uma garrafa de água, poderiam facilmente ser confundidos com garrafas de plástico normais, que levam o símbolo de reciclagem 1.Embora os níveis atuais de bioplásticos no fluxo de reciclagem não sejam altos o bastante para afetar o plástico reciclado, à medida que mais organizações utilizam os bioplásticos, mais eles podem acabar no fluxo de reciclagem. Um estudo do Freedonia Group descobriu que a demanda americana por bioplásticos poderia aumentar 20% ao ano até 2010, especialmente no que se refere ao uso em filmes, garrafas e produtos relacionados à alimentação.
O consórcio espera desenvolver um sistema de recuperação de bioplásticos para evitar que outros materiais reciclados sejam contaminados em larga escala.Os membros do consórcio se encontraram pela primeira vez durante uma teleconferência realizada em junho de 2008 para estabelecer uma missão para o grupo, com representantes de ONGs, institutos de pesquisa, governo, revendedores, proprietários de marcas e empresas de reciclagem e lixo. Os membros do consórcio incluem a Association of Postconsumer Plastic Recyclers, Climate Neutral, Mountain Valley Recycling, NatureWorks, Porter Novelli, Primo Water Corporation, U.S. EPA Office of Solid Waste e o Yale Office of Sustainability.
Fonte: http://www.agendasustentavel.com.br
0 comentários:
Postar um comentário