Neste final de semana, dias 27 e 28 de fevereiro, Ilhabela, no litoral paulista, recebe a 1ª etapa do Troféu São Paulo de Corrida de Aventura. A prova será disputada na Praia do Perequê. Algumas das principais ações realizadas pela organização do circuito diz respeito ao meio ambiente, e aos cuidados com a natureza, que é a maior responsável pela viabilidade de esportes como a corrida de aventura.Para começar, todos os competidores inscritos e visitantes estão convidados a levar para a prova pilhas, baterias e remédios que a princípio seriam jogados em lixo comum. A organização realizará uma coleta especial para esses materiais, que poluem a natureza caso sejam descartados de forma errada.
Haverá ainda uma equipe de limpa-trilha, que irá recolher possíveis materiais destacados durante a prova.E para dar continuidade a essas ações, algumas novidades foram providenciadas, como redução do uso de objetos descartáveis. Tudo o que for usado pelos atletas, como placas e coletes serão fixos em toda a temporada. Apenas os materiais danificados serão substituídos. As sacolas, que levam os kits de prova, serão feitas de bioplástico, produzido a partir de amido de milho. Esse tipo de material se decompõe em até 180 dias. Sacolas normais demoram entre 100 e 250 anos para se decompor.
Além disso, o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza fará o cálculo de emissão de gás carbônico para que o Troféu São Paulo neutralize os danos com plantio de árvores. Também houve a preocupação da disposição de placas na arena de prova, com dicas de ações sustentáveis.
0 comentários:
Postar um comentário