domingo, 28 de fevereiro de 2010

Bioplastotan, um biopolímero para reconstruir o corpo humano

Ekaterina Chichatskaïa

O presidente da Federação Russa Dmitriy Medvedev premiou Jovem Cientista pela criação do bioplastotan (um polímero biodegradável usado na medicina). O bioplastotan foi desenvolvido por Ekaterina Chichatskaïa, doutora em Biologia e pesquisadora do Instituto de Biofísica em Krasnoyarsk, membro da Siberian Branch of Russian Academy of Sciences.
Mas o que é bioplastotan? "Atualmente, diz Ekaterina Chichatskaïa, existem diversos pesquisadores de materiais capazes de substituir os segmentos do corpo humano. Conseguimos sintetizar um material com propriedades únicas, que é capaz de substituir partes de órgãos e tecidos do homem. "
A criação da jovem investigadora em Krasnoyarsk pode ser muito útil, em primeiro lugar, na cirurgia. "A aplicação é simples, por exemplo, os fios de suturas feitas de biopolímero, que se dissolvem quando a lesão cicatriza", diz Ekaterina Chichatskaïa. Quando temos ossos ou vasos sanguíneos danificados, "cópias" podem ser criadas artificialmente. Com o tempo, o osso será reconstruído, e seu substituto artificial feita a partir de bioplastotan desaparecer por si só. Também é possível fazer stents para os vasos sanguíneos. Eles são pequenos tubos que são usados para estender os tubos. “Depois de um tempo após a cirurgia, a artéria fica reconstruído e o substituto de bio polímero se dissolve“.
Outras aplicações deste material podem surgir em farmacologia, particularmente no sistema de entrega de medicamentos controlados. O bioplastotan é o resultado de estudos realizados no complexo de polímeros de origem microbiológicos destrutíveis - polímeros de ácido alcalino (os polihidroxialcanoatos - PHA). Este material pode proporcionar nos próximos anos um grande avanço na medicina.
Uma das vantagens desta "bioplástico" sobre os seus concorrentes reside no fato de que ela desaparece sem quaisquer conseqüências para o organismo. Sua produção depende do cultivo de microorganismos em um regime especial pode ser a fonte de proteínas, aminoácidos, medicamentos ou bioplásticos. Além disso, o bioplastotan é perfeitamente compatível com o sangue humano, e pode assim constituir uma excelente base para produzir células humanas de órgãos (coração, fígado, etc.).

Fonte:http://fr.rian.ru

0 comentários:

 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More