sábado, 27 de março de 2010

Na Espanha pesquisadores realizam projeto de bioplásticos de águas residuais


O grupo de engenharia ambiental da Faculdade de Ciências do Meio Ambiente da cidade de la Coruña na Espanha tem trabalhado há meses num projeto inovador para bioplásticos provenientes de águas residuais. Graças a esse novo processo haveria uma redução no custo do produto consideravelmente, já que a matéria-prima é gratuita, e o fato de que o processo é realizado em condições não estéreis.
Maria del Carmen Veiga é a chefe do grupo de doze investigadores (quatro deles médicos), que observou que os plásticos convencionais são "virtualmente infinitos", enquanto que os produtos projetados em seu laboratório são biodegradáveis.
"A rendibilidade deste projeto não atinge somente critérios econômicos, mas também ambientais, porque utiliza um subproduto de fontes renováveis, e ademais reduzem a emissão de CO2 para a atmosfera", explicou Maria.
A grande vantagem do material desenvolvido por esses pesquisadores coruñeses é a previsão de um forte crescimento no futuro, estima-se que em 2011 vai gerar 1,5 milhões de toneladas de bioplásticos, muitos dos quais poderiam utilizar essa nova técnica. Além disso, o grupo de engenharia ambiental inclui outros projetos, como o desenvolvimento e otimização de processos inovadores de remoção de matéria orgânica.


Tradução e Pesquisa:Bioplastic News

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More