A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, estará presente na Feira K 2010, evento que acontece em Düsseldorf, na Alemanha, entre os dias 27 de outubro e 3 de novembro. Esta é a 18° edição do evento que figura como o mais importante encontro da indústria de plásticos e borracha e que reúne os principais representantes do setor no mundo. Este ano, a Braskem terá presença de maior destaque ao levar para o público sua tecnologia na fabricação de plástico verde em escala industrial. A empresa assumiu a liderança mundial no mercado de biopolímeros com a inauguração, no final de setembro, de sua unidade industrial de eteno derivado de etanol, em Triunfo (RS), que permite a produção de 200 mil toneladas de polietileno verde por ano.
O projeto havia sido anunciado aos principais players do mundo na última edição da Feira K, em 2007, e se concretizou em tempo recorde. Agora, a Braskem apresenta sua visão estratégica de tornar-se líder global da química sustentável, apoiada em um sólido programa de investimentos em tecnologia e inovação, além de novas capacidades produtivas. “A Braskem tem planos de novos investimentos na produção de plástico verde, respaldada por parcerias internacionais na área de pesquisa e desenvolvimento e por uma indústria brasileira muito avançada de etanol de cana-de-açúcar”, diz Bernardo Gradin, presidente da Braskem. “A demanda dos nossos Clientes e da sociedade por produtos mais sustentáveis, baseados em matéria-prima renovável, é crescente e devemos estar sempre preparados para continuar atendendo às necessidades desse mercado”.
Entre outros Clientes do Brasil e do exterior, a Braskem já fechou parcerias em torno do PE Verde com Procter & Gamble, Natura, Johnson & Johnson, Estrela, Shiseido, Toyota Tsusho, Acinplas, Tetra Pak, Sphere, Cromex e Petropack, o que demonstra a versatilidade de aplicação do material em diversos segmentos da indústria. Em linha com o objetivo de se tornar líder global em química sustentável, a Braskem também destacará a evolução de seu desempenho em ecoeficiência, saúde e segurança no trabalho, que a colocam como referência na indústria química mundial. Em 2009 a empresa alcançou os melhores indicadores específicos (por tonelada de produto) nessa área desde sua fundação, em 2002.
Nesse período, apoiada em programas de melhoria contínua em Saúde, Segurança e Meio Ambiente, conseguiu reduzir em 61% a geração de resíduos sólidos; apresentou redução de 12% no consumo de energia; de 19% no consumo de água; de 40% o volume de efluentes líquidos; além de reduzir em 13% a emissão de gases efeito estufa (em relação a 2008, neste caso). Além disso, será a primeira participação da Braskem em um grande evento do setor após as aquisições dos ativos de polipropileno da Sunoco Chemicals, nos Estados Unidos, e da Quattor, no Brasil. Nesse contexto, o encontro será uma oportunidade de reforçar a presença global da companhia. Em contribuição à estratégia de internacionalização, a Braskem planeja a abertura de novos escritórios.
No início de outubro foi inaugurada sucursal na Colômbia e, ainda este ano, estão programadas a abertura de mais um escritório em Cingapura e uma sucursal em Lima, no Peru, responsável pelo desenvolvimento de novos e importantes projetos petroquímicos na região. Os novos escritórios permitirão ampliar a atuação direta da companhia, que já está presente nos Estados Unidos, Holanda, Argentina, México e Venezuela, entre outros.