quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Aimplas trabalha em técnicas para melhorar a impressão em plásticos biodegradáveis


O Instituto Tecnológico de Plásticos (Aimplas),de Valência, Espanha, em colaboração com o Instituto Tecnológico de Óptica, Cor e Imagem (AIDO) estão trabalhando, com o apoio da IMPIVA, técnicas que ajudam a melhorar as propriedades de impressão de plásticos biodegradáveis adequados para obtenção de sacolas, como relatado pela Generalitat em um comunicado.
Para conseguir isso eles vão usar tintas ecológicas, como sua composição e características devem ser compatíveis com o sistema de impressão e não afetam as propriedades de biodegradação das sacolas.
O desenvolvimento desta pesquisa beneficiará as empresas de fabricação de embalagens flexíveis e sacolas, que podem aperfeiçoar a tecnologia de impressão, a seleção de tintas e plásticos biodegradáveis adequados.
Isso também irá tornar o setor de embalagens mais competitivo com a comercialização de produtos com maior valor agregado e melhor qualidade. Da mesma forma, o uso destes plásticos oferece inúmeras vantagens ambientais, já que este tipo de plástico pode começar a desintegrar-se após três meses, se as condições forem adequadas.
Para o gerente-geral da IMPIVA, Daniel Moragues, esta pesquisa, assim como o interesse tecnológico e econômico, reforça a importância da colaboração contínua entre os institutos técnicos, como consta do Plano Estratégico do Diretor da Rede de Institutos de Tecnologia da Comunidade Valenciana e as diretrizes da nova Política Industrial Sustentável (EPI) 2010-2015.



Fonte: http://www.europapress.es

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More