domingo, 19 de dezembro de 2010

Bioplástico baseado em casca de amêndoa


A AIJU (centro tecnológico del juguete )na Espanha,desenvolveu um novo composto plástico à base de cascas de amêndoa seca especificamente para uso industrial. O resultado é um material compósito que parece madeira. Este novo material oferece alternativas eco-eficientes pois é derivado de fontes renováveis, produzidas em grandes quantidades nos países mediterrâneos, cuja única utilidade atualmente é a incineração.
No estudo, é fundamental a caracterização deste material com diferentes teores de pó de casca de amêndoa, determinando assim a influência de tal conteúdo em formulações físicas, mecânicas e térmicas. As cascas de amêndoa é um resíduo natural válido para reforçar os materiais de plástico comum. Produz um material que parece madeira e geralmente com melhores propriedades que o material plástico sem reforço explica chefe do Departamento de Materiais da AIJU Suny Martínez. Há um aumento da tração, flexão, dureza, densidade e aumento de temperatura de resistência em relação ao polietileno sem carga.
Podem ser transformados por injeção semelhantes aos outros materiais compósitos, mas deve passar por um processo de secagem das pelotas para remover o conteúdo de água absorvida antes da transformação e não exceder 220 º C no processamento para evitar a decomposição das cascas de amêndoa. Em paralelo, a AIJU está desenvolvendo um novo material com cascas de amêndoa para fabricação de aditivos.



Fonte: http://www.aiju.info

0 comentários:

 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More