segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Vegeplast:Empresa francesa produtora de bioplástico

Dentre as empresas francesas de produção de bioplásticos temos a Vegeplast. A criação da VEGEPLAST é o resultado de 7 anos de experiência que ocorreram em três fases sucessivas:

1ª Etapa, em 1997, um grupo cooperativo de agricultura Francês chamado VIVADOUR, distribuiu 255 milhões de euro entre as produções vegetais (milho, girassol) e as produções animais (avicultura, etc...), com um lançamento de um programa de investigação para criar uma nova fonte de valor adicionado em torno da produção de milho. Dois anos de investigação básica, na parceria com os vários laboratórios franceses, conduzem ao surgimento do material biodegradável VEGEMAT® com as seguintes Patentes:
-Patente Francesa 2783740 (data de publicação: em 30/03/2000): material baseado em cereal com processo de obtenção de fonte renovável.
-Patente Norte Americana 6.207.196 (data de publicação: em 27/03/2001): Matéria-prima vegetal das plantações de cereal e processo para obter dos mesmos.

2ª Etapa, adaptação do equipamento para dar forma:
Dois anos de pesquisa e de transferência tecnológica aplicadas em colaboração com os vários fabricantes europeus da indústria de processamento de plásticos, especializados no campo da injeção, reservaram conceber os perfis de injeção, da tecnologia dos moldes (concepção, tampa) e das condições da conversão adaptadas ao material de VEGEMAT®.

3ª Etapa, Inovações:
Na mostra da EUROPLAST (em junho, 2002) em Paris - Villepinte. Inciiou a criação da Vegeplast A revelação da ligação estreita e inseparável entre o material VEGEMAT® e o equipamento para dar forma, conduzido à criação da companhia VEGEPLAST, na parceria com o grupo VIVADOUR. Desde então a VEGEPLAST levou a cabo o desenvolvimento de bioplástico com estudos das peças produzidos em série piloto e começado mais recentemente a produção industrial (diversos milhões por ano).
VEGEMAT® transformou-se então em um conceito de material composto obtido pela transformação de cereais. Com propriedades técnicas e químicas, 100% biodegradável, que pretende substituir os plásticos usuais de origem petroquímica.



Dentre os materiais elaborados pela empresa estão os talheres descartáveis 100% biodegradável, de origem renovável, feito com material da Vegemat®. Estes talhes descartáveis de bioplástico foram confeccionados para trazer todos os desempenhos sólidos para um único uso. Este material descartável biodegrada dentro de 2 meses adubando novamente o solo e pode ser usada temperaturas de até 75°C.



0 comentários:

 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More