sábado, 30 de janeiro de 2010

Pesquisadores italianos estão promovendo testes para a criação de um compósito de PLA reciclado com fibras naturais de Kenaf

Kenaf

Pesquisadores italianos da ICMA San Giorgio e da Politécnica de Milão estão promovendo testes para a criação de um compósito de PLA reciclado com fibras naturais de Kenaf com o objetivo de desenvolver um compósito de bioplástico com alta performance, custo competitivo e produzido a partir de fonte naturais.
Os materiais estão sendo produzidos na twin-screw co-rotating extruder da ICMA San Giorgio e as amostras são elaboradas através da moldagem comprimida. O Pla reciclado é proveniente de embalagens de alimentos enquanto que o enchimento é proveniente da Kenaf Eco Fibers Itália ( Kefi).Antes de processar o PLA e a Kenaf são secados em um forno a vácuo a 100°C por oito horas.
O composto é realizado usando a MCM 25 HT 44D da ICMA San Giorgio com diferentes configurações de parafuso, perfis de temperaturas e velocidades dos parafusos. O Gel Permeation Chromatographi (GPC) é também usado para avaliar os diferentes níveis de degradação das diferentes configurações de compósitos. Se o compósito apresentar um nível de degradação muito baixo outro teste é realizado.
MCM 25 HT 44D

As amostras são produzidas com 10%, 20% ,30% e 40% de carregamento de Kenaf e são analisadas utilizados diferentes escaneadores de calorimetria. Um microscópio eletrônico é utilizado para observar a morfologia do compósito.
Imagem do compósito em um microscópio eletrônico
A próxima etapa está centrada em compatibilizar o agente aglutinador para melhorar ainda mais a força e a dureza do compósito Kenaf-PLA.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More