sábado, 19 de novembro de 2011

Novo bioplástico formado por nanoargilas modificadas

Quem nunca viu uma garrafa de plástico flutuando sem rumo no mar? Plásticos costumam permanecer no ambiente durante centenas de anos, o que levou vários grupos de pesquisa a procurar uma solução para o problema.Os plásticos biodegradáveis (especialmente o ácido poliláctico, PLA) criados até agora não eram fortes o suficiente para funcionar como recipientes de líquidos - como leite, suco ou água - porque sua resistência térmica era muito baixa e tinha alto nível de permeabilidade.
O novo tipo de plástico supera esses dois problemas por meio de uma série de nanoreforços incluídos na matriz de plástico e melhora suas propriedades contra líquidos. O desenvolvimento de bioplástico foi realizado pelo Instituto Tecnológico de Transporte, Embalagem e Logística (ITENE) dentro Biopack II, financiado pelo Instituto de Pequenas e Médias Empresas da Indústria Valencia.
Este novo biomaterial é formado por nanoargilas modificadas que tornam o material mais forte e mais resistente à temperatura, reduzindo também a sua permeabilidade a gases. E tudo isso sem perder sua propriedade fundamental: ser biodegradável, evitando possíveis danos ao meio ambiente após o uso.


Fonte: http://noticias.universia.com.br

1 comentários:

Estou compartilhando no Facebook.
Todo ser humano precisa ter consciência da poluição que ele próprio produz e procurar saídas .......
Esse "azulzinho" grifado é lindo, mas fica difícil para ler rsrs.
Beijos.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More