quinta-feira, 10 de junho de 2010

Compostores norte americanos solicitam uma melhor rotulagem para os bioplásticos


Mais de 82% dos compostores dos E.U.A querem um rótulo mais universalmente reconhecido de compostagem para evitar problemas como a contaminação de reciclagem do plástico convencionais com os biopolimeros, segundo um novo relatório.
A pesquisa “Compostable Packaging: The Reality on the Ground", compilado pelo Sustainable Packaging Coalition, descobriu que os compostores são geralmente a favor de embalagens compostaveis, mas 10% apenas os aceitam de forma limitada, devido a problemas com a contaminação.
Outros temas destacados pelo relatório incluem a dificuldade em distinguir entre os produtos compostaveis e convencionais, particularmente após a trituração, e os problemas com as embalagens compostaveis não terem a rapidez necessária. Alguns itens - como facas e garfos de bioplástico - levam muito tempo para se degradar.
"Se as empresas colaborarem para desenvolver uma mensagem consistente e coerente sobre compostagem e reciclagem, esta irá elevar a sensibilização do público e as iniciativas de compostagem", diz o relatório."A harmonização de rótulos entre os estados e regiões seria um benefício para os fabricantes de embalagens e a indústrias de compostagem".
Embora 49,5% dos compostores exigem embalagens que atendam às especificações ASTM, a maioria prefere um sistema padronizado de rotulagem - como a codificação de cor ou um logotipo bem visível.
Um sistema padronizado também ajudaria a evitar o "greenwashing", dizem os compostores, que acusam algumas empresas de enganar os consumidores com as alegações infundadas sobre marketing de biodegradabilidade.
"Isso inclui as embalagens que são apenas parcialmente biodegradáveis, ou rótulos que esquecem de mencionar o prazo necessário para a biodegradação completa", diz o relatório.No entanto, compostores dos E.U.A em geral são a favor das embalagens compostaveis. 72,5% dizem que as embalagens compostaveis lhes permitem aumentar a tonelagem de resíduos de alimentos, enquanto 75% promovem, ou consideram a promoção, a sua utilização.
Os itens de bioplástico mais comumente aceitos pela compostores incluem embalagens para fast food de PLA (aceito por 80% dos compostores), copos de PLA (80%) e copos de papel com um forro de compostagem (77,5%).


Tradução e Pesquisa:Bioplastic News

0 comentários:

 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More