sábado, 4 de setembro de 2010

Plástico verde é tema de palestra no Instituto Mauá

No dia 14, às 19h, no campus do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano, acontece a primeira de uma série de palestras com o tema Discussões sobre a Infraestrutura Nacional. No primeiro encontro, a instituição traz o professor de Engenharia Química, Rossano Gambetta, para falar sobre os biopolímeros.
Os biopolímeros são plásticos produzidos a partir de matérias-primas renováveis como o milho, a soja, a cana-de-açúcar, a mamona e o óleo de girassol. O material pode ser tão versátil quanto os derivados de petróleo e pode ser transformado tanto em plástico duro quanto em borracha. A diferença entre a base de um produto e outro é que os biopolímeros se decompõem rapidamente, não contaminando o solo, ao contrário dos derivados de petróleo, que o contaminam por décadas a fio.
"As bactérias decompositoras não têm enzimas para digerir os plásticos feitos a partir do petróleo. Um polímero feito de petróleo leva em média 40 anos para se decompor na natureza, já os biopolímeros demoram no máximo três anos", confirma o Pró-reitor do Centro Universitário, professor Roberto de Aguiar Peixoto.



0 comentários:

 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More