quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Desenvolvido processo de produção de plástico a partir de material vegetal

As resinas sintéticas modernas apresentam vários problemas. São produzidas a partir de recursos fósseis, não são biodegradáveis e só podem ser queimadas sobre condições restritas uma vez que libertam substâncias tóxicas.A maioria dos plásticos utilizados nos produtos de uso doméstico é feita de redes tridimensionais de polímeros. A resina Bakelite produzida da reação do fenol com formaldeído é um exemplo. Este material também é utilizado para ligar fibras de madeira em madeira prensada como as fibras de média densidade (MDF) e a fórmica. As resinas sintéticas também são amplamente usadas na indústria de construção por exemplo em revestimentos de média densidade (MDO), uma combinação de concreto e madeira compensada usada nos moldes de concreto.
Espera-se que este novo tipo de plásticos possa ser usado em painéis como os de MDF na construção e substituir o poliuretano e poliestireno nas embalagens, sem aumentar os custos e tempo de produção.O professor Gadi Rothenberg e Albert Alberts da Universidade de Amesterdã (UvA) são os responsáveis pelo projeto. Já desenvolveram um conjunto de produtos plásticos biodegradáveis desde material de espuma rija a materiais flexíveis de folha fina.O tempo de produção é semelhante ao tempo dos processos convencionais.
A equipe de investigação acredita que estes plásticos podem apresentar um preço competitivo relativamente aos plásticos convencionais, no entanto, terão de produzir em grande escala para confirmar.Um aspecto importante a referir é a disponibilidade e acessibilidade de matérias-primas. Qualquer material vegetal pode ser usado desde relva, feno, folhas e madeira.O próximo passo da investigação incidirá em novas aplicações e processos para aumentar a escala de produção.



Fonte: www.gizmag.com

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More