sábado, 19 de fevereiro de 2011

Bayer inaugura uma planta piloto para fabricação de plástico com CO2

A Bayer está tomando um novo rumo na produção de plásticos de alta qualidade com a ajuda de dióxido de carbono (CO2) do setor de energia. Uma planta piloto entrará em funcionamento em Chempark Leverkusen para o julgamento do novo processo em uma escala técnica. A planta produz um precursor químico no qual o CO2 é incorporado e, em seguida, transformado em poliuretanos que são usados em muitos objetos de uso quotidiano. Como resultado, o CO2 - gás de resíduos - agora pode ser reciclado e utilizado como matéria-prima e substituto do petróleo.
O processo de inovação é o resultado do "Sonho de Produção" do projeto, uma colaboração entre a indústria e a ciência. A Bayer está a trabalhando no projeto com a empresa de energia RWE, que abastece com o CO2 utilizado no processo. Outros parceiros do projeto são a RWTH Aachen University e a CAT Catalitic Center, que é executado em conjunto pela universidade e pela Bayer. Os pesquisadores recentemente alcançaram um avanço na tecnologia de catálise em escala laboratorial que torna possível colocar o CO2 em uma utilização eficiente, pela primeira vez.
"Há uma oportunidade para estabelecer a Alemanha como líder de mercado para essas tecnologias e garantir-nos um papel de liderança em um ambiente competitivo internacional", disse o membro do Conselho de Administração da Bayer Dr. Wolfgang Plischke na quinta-feira, quando se dirigiu a representantes da mídia, o governo e a comunidade científica em Leverkusen. "A inauguração da planta-piloto é um marco na longa fila de projetos da Bayer que utilizaram tecnologias inovadoras para desenvolver processos de produção sustentável".
O novo processo ajuda a aumentar a sustentabilidade de uma série de maneiras diferentes. Por exemplo, o dióxido de carbono pode oferecer uma alternativa ao petróleo, que até agora tem sido a principal elemento-chave, fonte do setor químico do carbono. A produção de Poliuretanos também contribui para reduzir o consumo de energia e proteger o clima. Quando usado para isolar edifícios de frio e calor, eles podem economizar cerca de 70 vezes mais energia do que é utilizado na sua produção.



Fonte: http://www.baynews.bayer.de

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More