domingo, 19 de julho de 2009

BASF fornece plástico biodegradável e compostável para a Honda Automóveis


A idéia dos colaboradores da própria fábrica da Honda em Sumaré, SP, no interior de São Paulo, surgiu como um trabalho do programa global da Honda que estimula a criatividade dos colaboradores para o desenvolvimento de projetos de melhoria, o NHC (New Honda Circle).Os modelos do New Fit e New Civic trazem nos assentos embalagens produzidas em Ecoflex®, plástico biodegradável e compostável da BASF. A Honda foi pioneira na introdução deste tipo de filme plástico para proteção dos bancos dos automóveis.
“A sugestão de utilizarmos o plástico biodegradável como proteção dos bancos dos modelos New Fit e New Civic reforça a ideia de uma logística ecologicamente correta, já que as embalagens que utilizávamos já eram retornáveis”, comenta Fernando Lima, da área de desenvolvimento de embalagem da Honda Automóveis do Brasil. “A parceria reflete uma tendência de mercado e uma filosofia interna da Honda que é a de buscar soluções de impacto ambiental positivo. O projeto nasceu do contato direto da Honda com a BASF, e ao contrário do que acontece usualmente, o transformador foi envolvido apenas em um segundo momento”, afirma Letícia Mendonça, gerente do departamento de especialidades plásticas para a América do Sul da BASF.

Certificações

O Ecoflex® é certificado por uma importante entidade mundial com o selo “Compostable Logo” (selo de compostabilidade), conferido aos produtos que atendem aos requisitos da norma norte-americana ASTM D6400 e do BPI (Instituto de Produtos Biodegradáveis dos Estados Unidos). O Ecoflex®, além do selo de compostabilidade, atende aos requisitos das normas EN 13432, ASTM D6400 e é certificado como produto totalmente compostável pelo GreenPla (do Japão) e European BioPlastics.

Sustentabilidade como princípio

A BASF tem um compromisso claro com os preceitos do Programa Atuação Responsável® aplicado à gestão de seus processos e do ciclo de vida dos produtos, desde a fabricação ao seu descarte. Esse compromisso estende-se à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos sustentáveis. Além do vasto portfólio de plásticos para as mais distintas necessidades, a BASF está sempre pesquisando alternativas que atendam às demandas do mercado. Pautada por este princípio, a empresa atua mundialmente determinada a identificar claramente as oportunidades de negócios sustentáveis e têm a nítida consciência da importância dessa competência para a organização e sociedade.Especificamente no tocante à produção de plásticos, além do seu atual portfólio, a BASF tem investido intensamente em pesquisa e desenvolvimento de materiais biodegradáveis desde o início da década de 90. Como resultado desse esforço, desde 1998, o Ecoflex® é a alternativa que atende as exigências específicas oferecida do mercado.

Importante:

Biodegradável, de acordo com a norma ASTM D6400 de biodegradabilidade, é todo material cujo conteúdo orgânico se transforma em húmus, água e gás carbônico em até 180 dias (tempo padrão para filmes de 120 micras de espessura em ambiente compostável. Quantidade de húmus máxima deve ser de 10% do conteúdo orgânico). Compostável é o material que se biodegradou e gerou húmus com ausência de metais pesados e substâncias nocivas ao meio ambiente. Os Institutos certificadores fazem testes no húmus gerado e também ensaios de crescimento de plantas.


0 comentários:

 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More