quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Plásticos biodegradáveis da BASF mostram versatilidade


A linha de biodegradáveis da BASF é formada por três plásticos: Ecoflex®, Ecovio® e EcobrasT, todos apresentam biodegradabilidade e compostabilidade quando dispostos em ambientes próprios para a compostagem. O Ecoflex®, plástico desenvolvido na Alemanha, não deixa nenhuma substância tóxica no solo ao se decompor, o que torna o produto biocompatível e completamente compostável. Já o EcobrasT, desenvolvido no Brasil em parceria com a Corn Products International, além das características acima destacadas, traz em sua composição matéria-prima de fonte renovável. O plástico é uma blenda de Ecoflex® com amido de milho e durante a decomposição comporta-se como um composto orgânico normal.
O produto foi eleito uma das dez maiores inovações brasileiras da última década, de acordo com a pesquisa "O Brasil que inova", realizada pela Revista Exame e pela consultoria Monitor, publicada no mês de março. O Ecovio® é uma resina com base renovável, o PLA (Ácido Polilático), que é derivado do milho. "O Ecovio® contribui para o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia de plásticos ao balancear o tempo de produção do plástico ao seu consumo e decomposição", afirma Letícia Mendonça, gerente de especialidades plásticas da BASF. ´
Os plásticos biodegradáveis e compostáveis da BASF podem ser processados da mesma maneira que os plásticos convencionais e, dentre suas possíveis aplicações, pode-se citar a extrusão de filmes, chapas, monofilamentos e a sopro, termoformação a vácuo, injeção e colaminação com papel. Versáteis, podem ser aplicados em embalagens injetadas, filmes para a produção de tubetes, sacolas plásticas, embalagens para cosméticos, embalagens alimentícias, além de outras alternativas. Uma inovação no mercado acaba de ser promovida pela Honda para seus automóveis produzidos no Brasil.
A empresa será a primeira montadora no mundo a ter todos os bancos dos novos automóveis Honda Civic e Honda Fit embalados em plástico biodegradável e compostável, o Ecoflex®. Os três plásticos são certificados por uma importante entidade mundial com o selo "Compostable Logo" (selo de compostabilidade), conferido aos produtos que atendem aos requisitos da norma norte-americana ASTM D6400 e do BPI (Instituto de Produtos Biodegradáveis dos Estados Unidos). O Ecoflex®, por sua vez, além do selo de compostabilidade, atende aos requisitos das normas EN 13432, ASTM D6400 e é certificado como produto totalmente compostável pelo GreenPla (do Japão) e European BioPlastics.
A BASF tem um compromisso claro com os preceitos do Programa Atuação Responsável® aplicado à gestão de seus processos e do ciclo de vida dos produtos, desde a fabricação ao seu descarte. Esse compromisso estende-se à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos sustentáveis. Além do vasto portfólio de plásticos para as mais distintas necessidades, a BASF está sempre pesquisando alternativas que atendam às demandas do mercado. Pautada por este princípio, a empresa atua mundialmente determinada a identificar claramente as oportunidades de negócios sustentáveis e têm a nítida consciência da importância dessa competência para a organização e sociedade.
Especificamente no tocante à produção de plásticos, além do seu atual portfólio, a BASF tem investido intensamente em pesquisa e desenvolvimento de materiais biodegradáveis desde o início da década de 90. Como resultado desse esforço, desde 1998, o Ecoflex® é a alternativa que atende as exigências específicas oferecida do mercado. Com a aliança da tradição e experiência na produção de plásticos ao comprometimento em promover o uso de matéria-prima de fonte renovável, a BASF tem aumentado seu portfólio de produtos que colaboram para o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva do plástico.
Biodegradável, de acordo com a norma ASTM D6400 de biodegradabilidade, é todo material cujo conteúdo orgânico se transforma em húmus, água e gás carbônico em até 180 dias (tempo padrão para filmes de 120 micras de espessura em ambiente compostável. Quantidade de húmus máxima deve ser de 10% do conteúdo orgânico). Compostável é o material que se biodegradou e gerou húmus com ausência de metais pesados e substâncias nocivas ao meio ambiente. Os Institutos certificadores fazem testes no húmus gerado e também ensaios de crescimento de plantas.A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos o/ferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural.
Como uma parceira confiável, a BASF ajuda seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF conta com aproximadamente 97.000 colaboradores e contabilizou suas vendas em mais de 62 bilhões de euros em 2008.


0 comentários:

 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More