domingo, 29 de maio de 2011

Bioplástico de cânhamo

A maioria dos itens cotidianos é feito de plástico de petróleo, produzindo resíduos e poluindo o meio ambiente. Diante deste dilema a cannabis poderia ser uma solução sustentável. O uso de cannabis, ou seja, cânhamo como é conhecido industrialmente, em produtos de uso diário não é novo, por exemplo, a bandeira norte americana e os papéis que declararam sua independência foram feitos de fibra de cannabis.
Além disso, há na história dados sobre a resistência do material que foram testos e registrados em um vídeo, quando Henry Ford tentou destruir o carro do modelo T com um machado. Diz-se que Ford criou o primeiro plástico de canabis. Mas o cânhamo industrial na Alemanha tem evoluído para o bioplástico.
Fibra de cânhamo

O engenheiro Nicolas Meyer fundador da empresa "ONYX compósitos", criou um bioplástico feito a partir de uma mistura de fibras de cannabis, bambu e resina de soja. O resultado dessa amálgama é um protótipo de bicicleta de corrida para o triathlon, chamado Hanfbike ."Este material composto é ideal porque é leve e oferece uma ampla gama de aplicações", diz Meyer. Além disso, a canabis também tem a vantagem de ser uma matéria-prima renovável, que não compete com os outros alimentos.
Alguns cientistas dizem que qualquer material feito de plástico ou de madeira pode ser copiado com sucesso a partir de plantas de cannabis, porque é resistente, biodegradável e reciclável. Atualmente, existe uma série de produtos que combinam plástico com o cânhamo industrial, entre os quais smartphones, notebooks, lâmpadas, brinquedos, aparelhos de GPS e itens domésticos.

Frescos no verão - quente no inverno

Outro exemplo da versatilidade do cannabis é o Thermohanf,um isolador térmico de fibra desenvolvido pela empresa alemã Hock, este isolador é formada em 85% de cânhamo e 25% de amido de milho como aglutinante, é 100% biodegradável.Este material é muito versátil, pois pode ser utilizado como isolamento térmico na construção e como isolamento acústico, também é útil para fazer ninhos e camas para animais.
Em um relatório da Comissão Européia, publicado em abril deste ano, estima-se que a produção mundial de plásticos aumentou ao longo dos últimos 50 anos, especialmente na Ásia. A UE tem em torno de 25% da produção mundial, enquanto a China sozinha é responsável por 15%. Tendo em conta estes números, pode-se dizer que a cannabis pode também ser uma boa notícia.



Fonte: Deutsche Welles

1 comentários:

Boa tarde Décio,
Estou trabalhando no projeto da fabricação de uma brinquedo e me interessei no bioplástico. Entretanto não sei sobre suas propriedade e aplicações. Vc poderia me passar alguma empresa que produza este material no Brasil?
Segue meu email pamela@biaprado.com
Obrigada

 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More