segunda-feira, 30 de maio de 2011

Meio ambiente - Movimento limpa Brasil começa no Rio

Maior movimento de mobilização social do mundo pretende conscientizar a população em relação ao descarte de resíduos sólidos.O Rio de Janeiro será a primeira das sete maiores cidades brasileiras a receber o movimento “Limpa Brasil Let´s do it!”. No dia 5 de junho (domingo), dia mundial do meio ambiente, acontecerá o primeiro mutirão de limpeza na cidade, com a expectativa de participação de cerca de 50 mil voluntários.O movimento ainda será realizado nos próximos meses em Brasília, Campinas, Guarulhos, Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte.
A capital carioca terá 18 EcoPontos, que funcionarão das 9h às 17h, recebendo o lixo recolhido pela população. Esses locais foram estruturados pela Eccovida, ARERJ (Associação dos Recilcladores do Estado do Rio de Janeiro) e ACAMJG (Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho), da qual Tião Santos - personagem do documentário “Lixo Extraordiário” - e coordenador de logística da ação é presidente.O lixo reciclável será depositado nas caçambas cedidas pela BrasilPET e encaminhado para as cooperativas de catadores. O restante dos rejeitos será recolhido pelo serviço de coleta da Prefeitura.

Sua participação é fundamental!

A população tem uma participação fundamental nesse processo. Os EcoPontos estão instalados em pontos já identificados das comunidades, onde existem ONGs, entidades preocupadas com o meio ambiente e o destino de resíduos sólidos.Cada EcoPonto conta com cerca de um coordenador, dez catadores e dez supervisores, que terão a responsabilidade de orientar e auxiliar os voluntários.Os interessados em participar do “Limpa Brasil Let´s do it!” podem se cadastrar no SITE e colaborar com a divulgação, organização e logística no dia da ação.
No dia 2 de junho (quinta-feira), quem se inscreveu para trabalhar nos pontos de coleta poderá participar de uma oficina de capacitação, na qual aprenderá sobre os métodos para recolhimento do material, os cuidados necessários e a utilização da ferramenta de mapeamento. Isso é importante para que os voluntários possam identificar os pontos de recolhimento nos dias que antecedem a ação.“Contamos com a participação maciça da população do Rio de Janeiro. Esse é um importante trabalho de conscientização e o engajamento de todos é fundamental para o sucesso do projeto, em sua primeira edição no Brasil”, afirma Marta Rocha, diretora executiva da Atitude Brasil, empresa responsável pela organização do movimento no País.
“Somos o primeiro país a realizar o Limpa Brasil Let´s do it! em sete cidades e pretendemos servir de exemplo para que outros países participem dessa causa”, reforça Marta.Na semana do mutirão, entre os dias 1 e 3 de junho, serão distribuídos os kits contendo dois sacos produzidos pela Braskem. No total serão distribuídas 50 mil unidades, com o diferencial dos produtos serem “verdes”.
O plástico verde apresenta um balanço ambiental muito favorável, ao retirar até 2,5 toneladas de carbono da atmosfera para cada tonelada produzida de polietileno desde a origem da matéria-prima e é feito de CO2, capturado da atmosfera na fotossíntese da cana-de-açúcar.Os voluntários poderão retirar o material nas agências do Banco Brasil, localizadas próximo aos EcoPontos. É importante ressaltar que mesmo quem não retirar os kits pode participar da iniciativa, basta utilizar embalagens de lixo convencionais e luvas descartáveis.Os voluntários ainda podem pedir no final do mutirão um certificado digital. Para isso, os participantes devem retirar nos EcoPontos uma senha e registrá-la no site do movimento.

Sobre o movimento Let´s do it!

Idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak, o movimento Let´s do it! aconteceu pela primeira vez na Estônia, em 2008, e envolveu 50 mil voluntários, retirando 10 mil toneladas de lixo das praças, ruas e florestas em um período de apenas 5 horas. No Brasil, o projeto organizado pela Atitude Brasil, empresa de comunicação social, cultural e ambiental, será realizado a cada dois anos, nos próximos dez anos.
No país, além dos mutirões, também será realizado um programa educativo sobre consumo consciente em escolas públicas organizado pelo Instituto Akatu, em parceria com a TV Futura. Esse projeto servirá de base para a conscientização dos alunos e professores de escolas municipais sobre o descarte de lixo irregular em vias públicas. Entre as personalidades apoiadoras do Limpa Brasil let´s do it! estão Tião Santos, personagem do documentário “Lixo Extraordinário”, dirigido pelo artista plástico Vik Muniz e responsável nacional pela logística do movimento; o ator Wellington Nogueira, criador da ONG “Doutores da Alegria”; e o escritor Ferréz.



Fonte: http://ricosurf.globo.com

0 comentários:

 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More