sexta-feira, 1 de julho de 2011

IPT terá laboratório de bionanotecnologia até o final do ano

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) receberá um laboratório de bionanotecnologia até o final do ano. A bionanotecnologia é uma área de pesquisa capaz de manipular materiais milhares de vezes menores que a espessura de um fio de cabelo.Tradicionalmente, uma partícula recebe o prefixo “nano” caso tenha entre um e 100 nanômetros, aproximadamente 0,01% do diâmetro de um fio de cabelo. Hoje, estima-se em 600 o número de produtos que contêm nanomateriais disponíveis no mercado mundial.
O Laboratório de Bionanotecnologia do IPT estudará o desenvolvimento de organismos vivos, tecnologia de partículas (microencapsulação de componentes químicos e terapia medicinal, como em cosméticos), micromanufatura de equipamentos e metrologia.Uma das propostas do instituto é privilegiar a busca de soluções sustentáveis. Para isso, uma de suas inovações recentes foi o bioplástico degradável. Diferente do produto à base de petróleo, que demora séculos para se decompor no meio ambiente, o bioplástico vira “comida” de bactéria em seis meses, sem poluir. E pode ser produzido a partir de restos de frutas das fábricas de suco ou bagaço de cana das usinas de álcool.
Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o IPT atua como elo multidisciplinar entre universidades e centros de pesquisas com diversos setores produtivos brasileiros. O serviço inclui desenvolver soluções tecnológicas e melhorar processos para pequenos e médios empresários, de modo a fortalecer o empreendedorismo no Estado e no País.


Fonte: http://www.redenoticia.com.br

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More