segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Estudantes de Oaxaca criam o primeiro bioplástico de aveia

Duas estudantes de engenharia de Alimentos de Oaxaca que procuram competir no mercado de embalagens biodegradáveis estão contribuindo para proteger o ambiente e reduzir a quantidade de plásticos que se acumulam como resíduos. As estudantes da Universidade Tecnológica do Vale Central de Oaxaca (UTVCO), México, apresentaram o projeto no Primeiro Concurso Nacional de Empresários da tecnologia e politécnicos, com sede na capital do estado.
Tinder Oyuky Esbeydhy Perez explicaram que sua embalagem inteligente é feito de amido de aveia e compostos antimicrobianos, que serão utilizados como revestimento de alimentos cujos benefícios são aumentar a sua vida útil.
"Por exemplo, uma maçã que duraria cinco dias na prateleira prolongaria sua vida útil para 10 dias e sua pigmentação ou firmeza não seria perdida", explicou Perez."Nosso biofilme é 100 por cento biodegradável, se você jogá-lo na rua não prejudicará o meio ambiente porque degrada em menos de uma semana.
Este bioplástico é destinado à indústria de alimentos, mas também pode consumir quem quer agregar valor à sua comida. Cada embalagem é reutilizável, contanto que não seja utilizado em alimentos processados. "O “bioempaque” proporciona propriedades antimicrobianas que são utilizados como barreira da umidade protetora, prevenindo a perda de compostos voláteis e retardando a oxidação enzimática, além de inibir o crescimento de microorganismos, fungos, bactérias e leveduras. Marlen Karina Miranda Hernandez, a outra estudiosa disse que além de oferecer uma opção para manter frutas e legumes frescos por mais tem, ele reduzirá 5% a quantidade de plásticos que são gerados diariamente na cidade.


0 comentários:

 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More