quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Conceitos relacionados à fonte das matérias-primas para a produção de plástico

O petróleo tem sido até agora a fonte tradicional de matéria-prima para a obtenção de plásticos. Isto está mudando e a indústria química mostra um grande interesse pelo conceito de bio refinaria. A terminologia relacionada com a origem dos bioplásticos não esta formalmente definida e pode dar lugar a confusões. Neste caso, citaremos alguns conceitos imprescindíveis para não incorrer em erros:
Renovável: Recurso natural, matéria ou energia, que pode ser reutilizada a medida que se consome. Consideram-se renováveis as fontes primordiais de bioplásticos, como o milho, a batata, a cana de açúcar e outros.
Parcialmente Renovável: Na realidade não é um conceito que se pode definir, é mais uma etiqueta que se coloca naqueles materiais que possuem uma parte proveniente de fontes renováveis. Por exemplo, o Mater-bi da
Novamont, um bioplástico com base de amido é na realidade uma mistura de plástico proveniente do milho e poliésteres sintéticos adicionados para melhorar as propriedades. Para produtores sérios de bioplásticos deve-se poder reduzir ao mínimo o percentual sintético de seu produto.
Sustentável: Ações e produtos que cumprem nossas necessidades atuais sem colocar em perigo as gerações futuras. Sustentável é igual ao bioplástico, um conceito pouco definido na indústria e pode aplicar-se a qualquer produto existente. Pode ser sustentável porque reduz emissões de dióxido de carbono, porque é de fonte renovável e porque gera pouco resíduo na sua produção.

Fonte: http://www.mundomaterial.eu/

0 comentários:

 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More