Seguimos com algumas terminologias:
Compostavel:
Para que um material seja considerado compostavel, deve degradar-se quase que em sua totalidade dentro de um tempo razoavel quando se encontram nas condições adequadas de compostagem. Existem duas normas que descrevem métodos para certificar a compostabilidade de materiales. A European Bioplastics, Associação Européia de Bioplástico, solicita a seus sócios que certifiquem seus produtos seguindo estas normas firmando um compromiso para levar a cabo.
*EN 13432: Requisitos para envazes e embalagens mediante compostagem e biodegradação.
*EN 14995: Determinação da biodegradabilidade aeróbica final e desintegração de materiais plásticos em condições de compostagem controladas.
*EN 14995: Determinação da biodegradabilidade aeróbica final e desintegração de materiais plásticos em condições de compostagem controladas.
Hidrosoluvel:
plástico com capacidade para dissolver-se em água sem toxicidade. A maioria dos plásticos não são hidrossolúveis, de fato os plásticos comuns são tão resistentes que criam verdadeiras barreiras nos rios e costas. Os plásticos hidrossolúveis não solucionarão o problema dos plásticos comuns, mas sim podem ajudar em casos concretos.
Oxidegradavel/fotodegradavel:
Existem materiais que se degradam com a luz ultravioleta e simplesmente se oxidam em contacto como ar. A maioria dos plásticos são bastante resistentes a ambos processos. Mas existem aditivos, normalmente ions metálicos, que fomentam a degradação do plástico. Este se fragmenta em pequenos pedaços, em vez de degradar-se. A fragmentação facilita a contaminação de solos e aqüíferos com partículas plásticas.
0 comentários:
Postar um comentário