quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Terminologia dos bioplásticos

Os bioplásticos e outros materiais alternativos que também oferecem vantagens ambientais estão gerando muita confusão devido a terminologia utilizada para definir sua origem e o seu destino final.Iremos então, tentar esclarecer algumas terminologias mais importantes utilizadas:

Bioplástico:

É um plástico proveniente de fontes naturais e renováveis, a maioria dos bioplásticos são biodegradáveis e compostáveis, mas não são somente estas condições para que o plástico venha ser denominado bioplásticos, há ainda a necessidade de ser produzido de forma ecológica e sustentável. Para entender melhor as diferenças entre os novos bioplásticos e outras alternativas,é importante ter uma serie de conceitos claros. A terminología poderia dividir-se entre a relativa a origen das materias primas e relativa a degradação dos material ao final de sua vida útil.

Com relação a degradação temos:

Biodegradável:

Material que se degrada rompendo totalmente suas moléculas com a ação de microorganismos para converter-se em dióxido de carbono, água e biomassa. O termo não é aplicado com rigidez, já que quase todos os materiais seríam biodegradavel com o tempo. A rápida biodegradabilidade é que é considerada para que o material seja considerado favorável ao meio ambiente .
O mecanismo de degradação pode ser de duas formas:

anaeróbica: se produz na ausencia de oxígenio e geram como produtos secundarios lignino, fibras de celulose e metano. O metano é mais prejudicial para a camada de ozonio que o dióxido de carbono mas se tiveremlas instalações apropriadas pode ser recolhido para gerar energía. Infelizmente esta opção tem seu uso limitada pelos europeos e o restante do mundo.

aeróbica: se produz na presença de oxígenio e gera dióxido de carbono e compostos. A medida que os residuos se degradan se eleva a temperatura, facilitando sua descomposição acelerada e a sua desinfecção. A compostage é um grande sistema de tratamento de residuos. Em particular, fazer compostagem em casa é um dos métodos máis ecológicos, ja que não há necesidade de transportar os residuos nem o produto obtido. No Brasil existem pouquíssimas instalações industriais de compostagem.

0 comentários:

 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More