quinta-feira, 14 de maio de 2009

Amido, fonte renovável para a fabricação de bioplásticos, uma opção para a substituição do plástico petróleo baseado

Imagem microscópica do Amido
Amido ( fórmula química (C6H10O5) n) é um hidrato de carbono polisacárido que consiste em um grande número de unidades de glicose juntas por ligações Glucosídicas . O amido é produzido por todas as plantas verdes como uma fonte da energia e é uma fonte principal de alimento para os seres humanos. O amido puro é um pó branco, sem gosto e inodoro insolúvel na água fria ou no álcool. Consiste em dois tipos de moléculas: a amilose linear e helicoidal e a amilopectina ramificada. Dependendo da planta, o amido contem geralmente 20 a 25% de amilose e 75 a de 80% de amilopectina. O glicogênio, fonte da glicose dos animais, é uma versão mais ramificada da amilopectina. O amido pode ser usado como um agente do engrossamento, do endurecimento ou da colagem quando dissolvido na água morna, dando liga.
A pasta do amido de trigo foi usada pelos Egípcios para endurecer o panos de linho na tecelagem e para colar possivelmente o papiro. Os romanos usaram-na igualmente no cosmético d, para pulverizar o cabelo e para engrossar molhos. Os persas e os indianos usaram-no para fazer pratos similares ao halva do trigo gothumai. Na China, com a invenção do papel, o amido do arroz foi usado como um tratamento de superfície do papel.
O ácido ou o polylactide Polylactic (PLA)é um poliéster biodegradável, termoplástico, alifático derivado do amido de milho . Embora o PLA fosse conhecido por mais do que um século, somente teve interesse comercial nos últimos anos, à luz de sua biodegradabilidade.


Fonte:European Association of starch manufactures

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More