domingo, 31 de maio de 2009

Processo de produção do bioplástico PHB (Poli-b-hidroxibutirato)

Fermentação:uma seleção de bactérias do solo é usada na produção de formulações do bioplásticos PHB (Poli-b-hidroxibutirato). As bactérias são colocadas em um meio aquoso com uma temperatura de 35°C para que possam se desenvolver. É utilizado açúcar para a alimentação das bactérias. No fim do processo de fermentação o composto PHB possui 80% de massa seca bacteriana.

Aproximadamente 100 quilogramas de PHB são produzidos por metro cúbico de fermentação em média.

Extração: após a fermentação, as bactérias são coletadas e lavadas. O PHB é extraído com um solvente e separado da biomassa restante. Injetando o solvente na água, o PHB é precipitado na forma de um pó branco com uma pureza de 98%. O solvente é reciclado em um sistema fechado.

Composição:o pó obtido no processo da extração é transformado em pelotas em uma extrusora. Ao mesmo tempo os agentes plastificantes nuclear são adicionados para melhorar a processabilidade e propriedades mecânicas. Os aditivos usados são atóxicos e seguros e não prejudicam o processo de compostagem. na imagem abaixo a área branca do microorganismo é o PHB.


1 comentários:

Os aditivos/ agentes plastificantes utilizados garantem a biodegradabilidade do PHB? Que tipos de plastificantes são utilizados?

 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More