sábado, 16 de maio de 2009

Guaraná Antarctica reduz consumo de plástico da sua linha de refrigerantes


Com nova tecnologia, cerca de 300 toneladas de plástico serão economizadas no primeiro ano nas garrafas dos produtos AmBev: Guaraná Antarctica, Pepsi e H2OH!

O Guaraná Antarctica lidera projeto que reduz o consumo de plástico PET das embalagens da Ambev. Com nova tecnologia, 300 toneladas de plástico serão economizadas no primeiro ano nas garrafas de todo o portfólio de refrigerantes e não-alcoolicos da AmBev. A fábrica de Jaguariúna (SP), responsável por cerca de 15% da produção das embalagens de PET da AmBev no País, já iniciou o processo de fabricação das novas garrafas. Inicialmente, a inovação chega aos mercados nas versões 500 e 600 ml e engloba as famílias Guaraná Antarctica, Pepsi, H2OH!, Sukita e Soda Antarctica. Ao longo dos próximos meses, outras embalagens do portfólio de não-alcoolicos da AmBev farão parte da inovação.
A mini-tampa faz parte de um projeto global desenvolvido pela AmBev, durante mais de dois anos de estudo. Desde então, diversos modelos existentes foram avaliados e testados, porém a AmBev optou por desenvolver uma nova tecnologia junto com parceiros de todo o mundo. Esse novo modelo traz a melhor performance já existente no mercado.A nova embalagem traz mudança na parte superior da garrafa, responsável pelo maior consumo de plástico. Com a redução de 3 milímetros na altura, haverá uma economia de aproximadamente 1,5 grama de PET nas garrafas e 0,2 grama de polipropileno nas tampas. O benefício ambiental da redução das embalagens será imediato.
“Essa iniciativa integra toda uma política voltada à preservação dos recursos naturais e uso sustentável das matérias primas que já faz parte do DNA da nossa companhia. O projeto nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, pois o benefício ambiental será imediato”, explica Bruno Cosentino, Gerente de Marketing de Não-Alcoólicos da AmBev. A novidade lançada integra o Sistema de Gestão Ambiental da empresa. Anualmente, mais de 1 bilhão de garrafas PET são envasadas pela AmBev.
O meio ambiente é uma prioridade para a Cia, que é referência no mercado nas melhores práticas ambientais graças ao bom desempenho do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que está presente em todas as unidades para estabelecer e monitorar a evolução contínua da ecoeficiência. Para atingir este resultado, as fábricas procuram diminuir, além das tampas, a necessidade de captação de água, reduzir o consumo de energia e aumentar o índice de reciclagem dos resíduos.
Dados Socioambientais – AmBev.: .23% de economia de água em seis anos .98,2% de reaproveitamento de subprodutos e R$ 72,6 milhões de receita com a venda. . A matriz energética calorífica da AmBev é constituída por 51% de gás natural, 20% de óleo combustível e 29% de biomassa renovável. . Redução de 27% na emissão de gases de efeito estufa nos últimos cinco anos, o equivalente ao plantio de 1,1 milhão de arvores.
Dados Socioambientais – AmBev Refrigerantes: .A média usada pelas unidades da AmBev que produzem refrigerante em 2008 foi de 1,74 litros de água para cada litro de bebida produzida.
Algumas unidades alcançaram redução muito abaixo da média. A filial Jundiaí apresentou o menor uso de água na produção, com 1,65 l/l. Já o melhor resultado mensal foi alcançado em Contagem em março de 2008 com 1,54 Hl/Hl.


Fonte:Portal Fator Brasil

0 comentários:

 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More