terça-feira, 31 de agosto de 2010

Usina de açúcar e álcool em Denise/MT que produzirá combustiveis e plástico biodegradável apresenta projeto de proteção ao meio ambiente

Com uma política própria de proteção ao meio ambiente é que a Companhia Energética Verde Norte (CEVN) pretende implantar de forma sustentável, a usina de açúcar, combustíveis renováveis (álcool e biodiesel), energia elétrica, plásticos biodegradáveis, no município de Denise/MT (211 quilômetros de Cuiabá).A CEVN, preocupada com a preservação da biodiversidade e os ecossistemas existentes na região, investe cerca de R$ um milhão de reais, no projeto de viabilidade do Estudo de Impacto Ambiental (EIA)/ Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).Para tanto, a Companhia Energética Verde Norte será a primeira usina no Brasil a trabalhar com a nova tecnologia.
No processo industrial, a vinhaça da usina será processada e transformada em energia elétrica, e as cinzas, deste processo, serão transformadas em adubo, diminuindo os riscos ao meio ambiente. Vale ressaltar que toda colheita será mecanizada e não haverá queimada.No que se refere ao social, parte do fornecimento da matéria-prima será comprada do micro e pequeno agricultor, mesmo que este não faça parte dos sócios fundadores. “Abriremos uma nova escola ou parceria profissionalizante a fim de formar cidadãos holocentrados“, disse o presidente da CEVN, Ralf Kruger.Assim, o projeto da usina é totalmente inovador do ponto de vista ambiental e social, sendo uma oportunidade da sociedade conhecer que a CEVN respeita o meio ambiente e às pessoas de nosso planeta.

Investimento

Para atender a demanda da indústria serão necessários o plantio de 31 mil hectares de cana-de-açúcar, sem derrubar uma árvore sequer, apenas otimizando pastagens degradadas para a produção de 3 milhões de toneladas de cana por safra.A CEVN vai utilizar o poliduto - corredor de exportação do produto (álcool) - através do projeto da Transpetro (subsidiária de logística da Petrobrás) no terminal em Nova Olímpia (207 km de Cuiabá), para escoar também a produção existente. O investimento inicial dos 32 sócios agricultores de pequeno e médio porte da CEVN, responsável pela instalação da usina, está previsto em R$ 500 milhões. Além disso, a usina irá gerar mais de 5 mil empregos indiretos na região e mais de 1.200 diretos na cidade.

Atual situação

O projeto de implantação da usina de açúcar e álcool, da Companhia Energética Verde Norte, ainda não foi aprovado, devido ao zoneamento agroecológico proposto pelo governo federal.O zoneamento proíbe a expansão do cultivo de cana-de-açúcar e, conseqüentemente, a implantação de novas usinas na região.“Denise não fica no Pantanal. Estamos fazendo todo projeto com a consciência ambiental e social para ser referência nacional", afirmou Ralf Kruger.



0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More